Todos os participantes e interessados estiveram presentes através das novas tecnologias das redes sociais e o mundo digital (ainda bem que existem!) e apenas cinco finalistas de cada ciclo (dos duzentos a nível nacional da fase inetermunicipal) estiveram presentes para realizarem a prova de palco, salvo exceções de alguns alunos apurados das escolas pertencentes às comunidades de língua portuguesa espalhadas pelo mundo e que também estiveram presentes via internet. Recordo que este concurso não é apenas para alunos que frequentam escolas no território nacional mas abrange todos os países de língua oficial portuguesa espalhados pelo mundo! Viva à lusofonia! Para além dos finalistas também assistiram do exterior (em cumprimento das regras de distanciamento emanadas pela DGS) alguns familiares e profesores dos jovens finalistas. Tudo foi transmitido via streaming através do blogue e Facebook da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e PNL2027 entre as 10h e 13h.
O grupo de jurados foi composto pelo Professor Doutor Fernando Pinto de Amaral (presidente do júri, professor universitário, poeta, escritor e ex-comissário do PNL), pela Doutora Anabela Martins (professora e especialista em Leitura), Doutor Fernando Carmo (colaborador da RBE), Doutor Paulo Câmara (bibliotecário e escritor) e Doutora Gina Lemos (investigadora na área das Ciências da Educação). Tiveram uma tarefa árdua de decisão entre os concorrentes que apresentaram com grande qualidade as suas provas de palco, compotas por leitura expressiva de um excerto do seu livro predileto, seguido de momentos de argumentação.
Apresentado pelo comunicador conceituado da RTP, José António Malato, teve também momentos culturais e musicais com a presença da acordeonista Celina da Piedade que acompanhava musicalmente o contador de histórias e humorista alentejano Jorge Serafim e enquanto o júri deliberava, todos poderam assistir ao mini-concerto de qualidade da banda atualíssima HMB.
A nossa candidata, Magna Amorim do 12º ano de escolaridade, apesar de ser candidata a esta última e finalíssima fase, não conseguiu obter apuramento entre os 5 candidatos ao título nacional do seu escalão (nível de ensino) mas representou o nosso agrupamento com muita postura e personalidade. Parabéns a ela e a todos os alunos participantes que ficaram pelo caminho e aos vencedores!
Agora, como se diz por aí "para o ano há mais!" - se não foi desta, preparem-se para a 15ª edição do CNL! Viva à leitura porque ler é liberade!
Para quem não assistiu em direto, pode ver (ou rever) através do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=-uwezoYIChY
Sem comentários:
Enviar um comentário