terça-feira, 22 de junho de 2021

FASE FINAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

A Fase Final da 14ª Edição do Concurso Nacional de Leitura realizou-se no Auditório do Templo da Poesia do Parque dos Poetas em Oeiras no passado dia 5 de Junho, uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027). Foi uma grande "Festa da Leitura" apesar das limitações físicas provocadas pela pandemia Covid que alterou substancialmente toda a logistica organizativa que um evento desta envergadura acarreta, mas em nada retirou a sua grandiosidade e relevo para o panorama nacional de leitura nos ambientes esolares. 

Todos os participantes e interessados estiveram presentes através das novas tecnologias das redes sociais e o mundo digital (ainda bem que existem!) e apenas cinco finalistas de cada ciclo (dos duzentos a nível nacional da fase inetermunicipal) estiveram presentes para realizarem a prova de palco, salvo exceções de alguns alunos apurados das escolas pertencentes às comunidades de língua portuguesa espalhadas pelo mundo e que também estiveram presentes via internet. Recordo que este concurso não é apenas para alunos que frequentam escolas no território nacional mas abrange todos os países de língua oficial portuguesa espalhados pelo mundo! Viva à lusofonia! Para além dos finalistas também assistiram do exterior (em cumprimento das regras de distanciamento emanadas pela DGS) alguns familiares e profesores dos jovens finalistas. Tudo foi transmitido via streaming através do blogue e Facebook da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e PNL2027 entre as 10h e 13h. 

O grupo de jurados foi composto pelo Professor Doutor Fernando Pinto de Amaral (presidente do júri, professor universitário, poeta, escritor e ex-comissário do PNL), pela  Doutora Anabela Martins (professora e especialista em Leitura), Doutor Fernando Carmo (colaborador da RBE), Doutor Paulo Câmara (bibliotecário e escritor) e Doutora Gina Lemos (investigadora na área das Ciências da Educação). Tiveram uma tarefa árdua de decisão entre os concorrentes que apresentaram com grande qualidade as suas provas de palco, compotas por leitura expressiva de um excerto do seu livro predileto, seguido de momentos de argumentação.

Apresentado pelo comunicador conceituado da RTP, José António Malato, teve também momentos culturais e musicais com a presença da acordeonista Celina da Piedade que acompanhava musicalmente o contador de histórias e humorista alentejano Jorge Serafim e enquanto o júri deliberava, todos poderam assistir ao mini-concerto de qualidade da banda atualíssima HMB.

A nossa candidata, Magna Amorim do 12º ano de escolaridade, apesar de ser candidata a esta última e finalíssima fase, não conseguiu obter apuramento entre os 5 candidatos ao título nacional do seu escalão (nível de ensino) mas representou o nosso agrupamento com muita postura e personalidade. Parabéns a ela e a todos os alunos participantes que ficaram pelo caminho e aos vencedores! 

Agora, como se diz por aí "para o ano há mais!" - se não foi desta, preparem-se para a 15ª edição do CNL! Viva à leitura porque ler é liberade!

Para quem não assistiu em direto, pode ver (ou rever) através do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=-uwezoYIChY 


Sem comentários:

Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

OS ALUNOS FORAM ÀS URNAS E VOTARAM NOS LIVROS + FIXES DESTE ANO - "

No passado dia 8 de março de 2024 os alunos da Escola Básica e Secundária foram às urnas para participarem na iniciativa da VISÃO Júnior que...