terça-feira, 20 de abril de 2021

FASE INTERMUNICIPAL DA 14ª EDIÇÃO DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA -2020/2021

A 2ª fase da 14ª Edição do Concurso Nacional da Leitura 2020/2021, Fase Intermunicipal, realizou-se no passado dia 9 de abril com cerca de 116 participantes dos vários escalões. Isto é, alunos do 1ºciclo, 2º ciclo e 3º ciclos do Ensino Básico e alunos do Ensino Secundário dos diversos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas de 10 concelhos do Alto Minho.

            Este ano, devido ao contexto de pandemia, esta “festa da leitura” (que assim queremos tratar) foi todo organizado online sob a responsabilidade do Município de Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal e em parceria com os Agrupamentos de Escolas e Rede de Bibliotecas Municipais da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e com a colaboração da Coordenadora Interconcelhia da Rede e Bibliotecas Escolares, Professora Raquel Ramos, com a DGLAB e com o Plano Nacional da Leitura. Para quem quisesse pôde ser seguido em direto pelo Facebook da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Desde já os nossos parabéns para toda a organização e equipa técnica que, se é difícil organizar este evento em regime presencial, será muito mais (pela novidade e logística que acarreta) em regime não-presencial (@D).

O evento teve início às 9h e terminou cerca das 17h foi um evento recheado de momentos musicais, culturais e literários. Iniciou-se com as boas-vindas da diretora da Biblioteca Municipal, Dr.ª Ana Carneiro, e todo o evento foi apresentado animadamente pelo ator, músico e contador de histórias Carlos Marques. O júri das provas foi composto pelo Professor Doutor José Cândido de Oliveira Martins (professor na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa), professora Maria Armandina Silva (professora do Ensino Básico e Secundário) e pelo escritor David Machado (autor de livros infantojuvenis, para além de outros contos e romances, vencedor de vários prémios literários e traduzido para vários línguas, o seu livro “Índice Médio de Felicidade”  foi adaptado para o cinema por Joaquim Leitão).

 
                  Provas Escritas:Biblioteca Escolar - CEC         Biblioteca Escolar-EB2,3/Sec                                                                                            
Provas Escritas:Biblioteca Escolar - CEN

  Este evento teve uma parte escrita (prova eliminatória) da parte da manhã e uma parte oral (leitura de um excerto da obra e argumentação) da parte da tarde. Nesta última parte só passaram 5 alunos de cada escalão para depois serem selecionados apenas dois para a grande final. Para esta parte, dos 116 participantes a concurso, do nosso Agrupamento ficaram apurados 4:

1º ciclo – Tiago Dantas do 4ºB do Centro Escolar Norte (Campos);

2º ciclo – Guilherme Carlos do 5ºB da Escola Básica e Secundária de Cerveira

Ensino Secundário - Luís Rego do 12ºA e Magna Amorim do 12ºB também da Escola Básica e Secundária de Cerveira.

             Todos estes alunos, entre o nervosismo sentido do momento, fizeram o seu melhor e não têm que ficar tristes ou desolados por não terem conseguido mais. Estão todos de parabéns, mesmo aqueles que não conseguiram ficar apurados para a fase oral. Contudo, o nosso Agrupamento continua de parabéns porque a aluna Magna Amorim ficou selecionada entre os demais alunos a concurso do seu nível de ensino a participar na grande final.

                Imagem de transmissão em direto do facebook da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

                         Assim, os alunos que levarão o nome do Alto Minho à fase final do Concurso Nacional de Leitura em Oeiras a 5 de junho, serão os seguintes:

1.º Ciclo:

Carlota Pestana Trindade Brandão - Escola Básica de Ganfei - Valença
Maria José Galvão e Faria - Agrupamento de Escolas de Valdevez

2.º Ciclo:
Matilde Oliveira Esteves - Agrupamento de Escolas de Valdevez
Beatriz Margarida de Sousa Lima Fernandes - Escola Básica e Secundária de Arga e Lima

3.º Ciclo:
Maria Rita Carvalho Pinto da Silva - Escola Básica e Secundária de Arga e Lima
Luana Inês Afonso Costa - Agrupamento de Escolas da Abelheira 

Ensino Secundário:
Ricardo André Morais da Rocha - Escola Secundária de Ponte De Lima
Magna Araújo Amorim - Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira


Continuação de boas leituras e um bem-haja a todos!   

Estão todos de parabéns!

Quem lê é livre e ler faz bem à saúde mental e à saúde da alma! Neste mês de abril liberta-te, lendo um livro!


Sem comentários:

Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

Encontro com a escritora Adélia Carvalho

Nos dias 9 e 10 de abril, deslocou-se ao nosso agrupamento a escritora infanto-juvenil Adélia Carvalho. Contou, à sua maneira (que é de uma ...