FAQs


FAQs (Frequently Asked Questions) - Perguntas Frequentes

A Biblioteca Escolar é uma estrutura no nosso agrupamento que garante apoio documental e curricular aos principais atores no processo educativo: alunos e professores.

Este apoio pode ser prestado presencialmente e à distância. A operacionalização deste apoio à distância realiza-se com o recurso aos canais de comunicação (telefone ou mensagem eletrónica) através do nosso blogue (http://www.becerveira.blogspot.pt/), que serve de rosto digital da Biblioteca Escolar no qual estão alguns serviços e informações úteis ao utilizador.

Estas FAQs constituem um conteúdo que pretende informar o utilizador (aluno, professor, encarregado de educação) sobre potenciais dúvidas e também sobre os serviços que a Biblioteca Esolar presta, sem que tenha de solicitar apoio direto. 

Caso não haja respostas a alguma pergunta que não esteja aqui colocada, pode contactar os nossos serviçoes através de telefone, mensagem na plataforma Microsoft Teams (se for aluno, professor ou encarregado de educação) ou preenchendo o "Formulário de Contacto" através do presente blogue.


1. Como funciona o serviço de atendimento à distância?

Modo Síncrono: Exclusivamente nos dias úteis do período letivo, das 14 às 17 horas, para docentes e alunos, através de uma videochamada usando plataforma Microsoft Teams

Modo Assíncrono: Não estando as respostas disponíves neste espaço (FAQs), pode deixar uma mensagem através da plataforma Microsoft Teams (para alunos, docentes e encarregados de educação dirigido ao endereço institucional da biblioteca) ou blogue da biblioteca.  

 

2. Qual o tempo de resposta às dúvidas/solicitações?

O tempo médio de resposta é até 24h.

 

3. Que tipo de apoio é disponibilizado pela Biblioteca Escolar?

A Biblioteca Escolar apoia o funcionamento das atividades curriculares e formativas:

  •           promovendo o desenvolvimento das literacias da leitura, da informação e dos media;
  •           disponibilizando recursos e ferramentas de apoio às atividades letivas;
  •           facultando formação e apoio na utilização de recursos e ferramentas digitais;
  •           auxiliando a realização de atividades livres, em articulação com os docentes/disciplinas;
  •           orientando a pesquisa de informação e a seleção de recursos;

            

            4. O horário, organização e funcionamento da biblioteca mantém-se igual ao período pré- pandemia?

    Não. A organização de espaço e número de lotação e distanciamento interpessoal segue as orientações da DGS em vigor, até novas orientações.

    Os horários e procedimentos estão afixados em cada biblioteca dos estabelecimento de ensino que compõem o Agrupamentode Escolas de Vila Nova de Cerveira e aqui no blogue na faixa lateral.


5. A Biblioteca Escolar pode fazer empréstimos de e para outras bibliotecas, caso haja necessidade?

Sim. As Bibliotecas Escolares e também a Biblioteca Municipal trabalham em rede. Isso significa que os recursos são geridos de forma integrada, permitindo que uma Biblioteca possa pedir emprestados documentos de outra para disponibilizar aos seus utilizadores,casoseja necessário.


6. Existe um catálogo online?

Sim. O catálogo das várias bibliotecas escolares do Agrupamento e Biblioteca Municipal está disponível em linha no presente blogue, podendo, por isso, ser consultado de qualquer lugar onde exista ligação à internet.


7. O que acontece aos alunos que têm livros para entregar e a Biblioteca Escolar se encontra fechada?

Se a biblioteca encontra-se encerrada por motivos de horário ou época de exames (circulação condicionada) e não tiver oportunidade de deslocar-se novamente à biblioteca noutro dia ou horário, poderá entregar no PBX ao assistente operacional. 

Se a biblioteca encontra-se encerrada por motivos da pandemia, os alunos devem ficar com os livros. A devolução será feita quando a Biblioteca reabrir.

Em ambos os casos, poderão contactar a escola/biblioteca telefonicamente antes de proceder à respetiva deslocação.


8. Posso apresentar propostas de aquisições?

Sim. Através do "Formulário de Contacto" que se encontra lateralmente neste blogue ou presencialmente, caso nãoesteja encerrada por motivos de contingência sanitária.

 


 

 


 


Sem comentários:

Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

Encontro com a escritora Adélia Carvalho

Nos dias 9 e 10 de abril, deslocou-se ao nosso agrupamento a escritora infanto-juvenil Adélia Carvalho. Contou, à sua maneira (que é de uma ...