O Clube de Leitura da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira (escola sede)
teve o seu início oficial no ano letivo de 2022/2023 decorrente de uma candidatura do programa LER+ do PNL2027.
Nesse ano tivemos um total de oito elementos, alunos apenas do 2º ciclo (5º e 6º anos). No ano letivo seguinte, 2023/2024, esse mesmo clube inciou com a inscrição de dez elementos, terminando o ano letivo com apenas sete alunos (dois alunos do 2º ciclo, 4 alunos do 3º ciclo e 1 aluno do ensino secundário). Nesse ano letivo (ano letivo transato) adotou-se um nome para o clube ("+ 1 pág.") e criou-se igulamente um logo para o clube.
O clube de leitura contribuiu e continua a contribuir para o desenvolvimento dos objetivos do Projeto Educativo do nosso agrupamento uma vez que permite promover um trabalho autónomo, curiosidade e criatividade, envolver os alunos em atividades transversais que promovam a leitura e literacia como formas de melhorarem os seus resultados escolares e a prestação do serviço educativo.
Desenvolveram-se algumas iniciativas e atividades ao longo dos anos letivos para se atingir outros objetivos, tais como: utilizar e partilhar livros próprios e livros da biblioteca escolar e municipal; promover a leitura e comunicação discursiva oral e escrita, confrontando opiniões e gostos pessoais; compartilhar experiências de leitura e aprendizagens através do encontro com os textos; apoiar a melhoria da competência leitora dos alunos e desenvolver o próprio gosto pela leitura contínua e regular; reforçar o uso da plataforma Teams entre os seus elementos para partilha de ideias e sugestões de leitura.
As sessões de encontro mensal (num total de 8 sessões formais por ano letivo e outras informais de caráter opcional) realizaram-se presencialmente no espaço da biblioteca escolar. As sessões foram inicialente orientadas pela professora-bibliotecária, mas depois foram sendo mediadas pelos próprios alunos a partir da 3ª sessão. Isto permitiu que o clube tivesse um impacto positivo para as práticas e rotinas de leitura dos alunos envolvidos. Ou seja, desenvolveu maior motivação para futuras leituras, ajudou a desenvolver a própria autoestima dos alunos, para além da sua segurança pessoal, competência desenvolvimento de vocabulário e relação interpessoal. Também se verificou maior frequência do espaço da biblioteca e diversificação de géneros e temas nas requisições, para além de partilha de títulos para haver partilha de ideias entre eles. Foram lidos mais de 100 títulos diferentes neste dois anos letivos e houve momentos de leitura em voz alta e testemunhos que também liam para os avós e bisavós em casa. Cada aluno lia um ou mais livros diferentes em simultâneo, não havendo rigidez nas escolhas.
Participaram ativamente em diferentes concursos de leitura realizados ao longo dos anos letivos e na organização de alguns encontros com escritores e outras iniciativas (Caça ao Tesouro, marcadores de livros, exposições temáticas na biblioteca, etc.).
Este ano, os elementos do clube que se encontram maioritariamente no 3º ciclo, participaram, com a colaboração de alguns alunos do 5º ano, numa dramatização da canção "Fones nos Ouvidos" da cantora Nena na festa de natal no final do 1º período. Esta dramatização apela a todos de fazerem uma pausa no uso dos seus telemóveis, smartphones e outros aparelhos digitais e tecnológicos para darem espaço à leitura e partilha de leituras e socialização entre pares. O banner que exibiram no fim da canção e que mereceu uma grande salva de palmas pelos presentes, rondando os 450 alunos (para além dos professores e assistentes operacionais que os acompanharam) foi " FAZ UMA PAUSA E LÊ UM LIVRO!"
Sem comentários:
Enviar um comentário