ESCOLA A LER



Tendo em vista consolidar a recuperação dos défices de aprendizagem que subsistem desde a pandemia, e considerando os resultados disponíveis dos processos de monitorização e avaliação do Plano 21|23 Escola+, bem como o conhecimento, experiência e aprendizagens adquiridos com a sua implementação, o governo atual quis dar continuidade ao plano integrado para a recuperação das aprendizagens, que vigorou nos anos letivos de 2021/2022 e 2022/2023.

O Plano 23|24 Escola+ identifica os domínios e ações específicas a desenvolver no ano letivo de 2023/2024, através da construção de um plano adequado ao contexto escolar do nosso agrupamento, tendo por base domínios e ações. Uma das ações, cuja biblioteca escolar está como parceiro e interveniente natural é o da "Escola a Ler" e "Diário de Escritas" no âmbito do Domínio 1 - Leitura e Escrita.




"ESCOLA A LER" 


O QUE É? 
A ação «Escola a ler», da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação, resulta da agregação de todas as propostas respeitantes à ação Escola a ler, integrada no Plano Escola + 21|23. 
Visa trabalhar a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha, no âmbito desta medida. 
Todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas do subsistema público, foram convidados a inscrever-se nesta ação, selecionando as atividades que pretendem implementar. 
As atividades a implementar são as que constam do Plano Escola+ 21|23, totalizando seis. De entre as seis atividades propostas, as escolas deverão selecionar três ou mais, que se adequem ao seu contexto. 
 A atividade de "Leitura Orientada" é obrigatória para o 1º e 2º ciclos. Este projeto inicia-se a 31 de janeiro de 2022 e termina a 31 de julho de 2023, abrangendo dois anos letivos. 

OBJETIVOS 
- Desenvolver as competências de leitura, melhorando a fluência e a compreensão leitoras. - Tornar não só o livro como também as atividades intencionais e sistemáticas de exploração e compreensão da leitura uma presença rotineira na sala de aula. 
- Promover a literacia literária como instrumento para a fruição de textos gradativamente mais extensos e complexos, que garanta o gosto de ler. 
- Desenvolver o gosto e hábitos de leitura em múltiplos suportes. 

 MEDIDAS 
A aplicar pelas escolas: 
- Organização sistemática e intercalada de momentos de leitura em coletivo, em grupo e individual, com recurso a diferentes estratégias explícitas de leitura e sustentação da progressão dos alunos. Esta metodologia permite ao aluno ir dispensando gradativamente os apoios de que inicialmente depende. 
- Desenvolvimento das estratégias e modalidades de leitura exemplificadas nos recursos didáticos. - Utilização de conjuntos de livros variados, de temas diferentes e adequados a diferentes níveis de leitores. 
- Utilização de instrumentos de monitorização do progresso dos alunos entre níveis e relativamente às dificuldades diagnosticadas. 
- Implementação sistemática de estratégias de promoção do gosto pela leitura. 

 ATIVIDADES / AÇÕES 
O agrupamento comprometeu-se a desenvolver as seguintes atividades ou ações no âmbito do projeto "Escola a Ler": 
 
A/ Atividades com apoio da Biblioteca Escolar: 
1. Vou levar-te comigo! 
 Dinamização periódica de sessões de requisição domiciliária na biblioteca escolar, em articulação com os docentes da turma e com recurso a estratégias motivadoras. 
 2. Livr’ à mão 
Leitura silenciosa de um livro que o aluno traz sempre consigo, em momentos letivos autorizados pelo professor (sempre que exista um tempo livre na aula: final de tarefas/ atividades, entre outros). 
A atividade e respetiva seleção de livros desenvolve-se de forma articulada entre o professor titular de turma/professor de português/diretor de turma e a biblioteca, podendo aderir qualquer docente do conselho de turma.

B/ Atividade específica na Sala de Aula: 
1. Leitura Orientada 
Realização de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita: uma hora por dia no primeiro ciclo do ensino básico e uma hora por semana no segundo ciclo do ensino básico. Esta atividade de leitura será orientado pelo professor e deverá articular com a biblioteca escolar no âmbito de recursos a usar. 
Esta atividade pretende: 
 - Desenvolver as competências de leitura simples e mais complexas, das inferências à interpretação e análise; 
 - Proporcionar o contacto com livros adequados ao perfil do aluno, de forma a estimular o gosto pela leitura e a alargar o horizonte de interesses e de complexidade dos textos lidos.

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Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

SEMANA DA LEITURA NO AGRUPAMENTO 2024