O QUE É?
A ação «Escola a ler», da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação, resulta da agregação de todas as propostas respeitantes à ação Escola a ler, integrada no Plano Escola + 21|23.
Visa trabalhar a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha, no âmbito desta medida.
Todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas do subsistema público, foram convidados a inscrever-se nesta ação, selecionando as atividades que pretendem implementar.
As atividades a implementar são as que constam do Plano Escola+ 21|23, totalizando seis. De entre as seis atividades propostas, as escolas deverão selecionar três ou mais, que se adequem ao seu contexto.
A atividade de "Leitura Orientada" é obrigatória para o 1º e 2º ciclos.
Este projeto inicia-se a 31 de janeiro de 2022 e termina a 31 de julho de 2023, abrangendo dois anos letivos.
OBJETIVOS
- Desenvolver as competências de leitura, melhorando a fluência e a compreensão leitoras.
- Tornar não só o livro como também as atividades intencionais e sistemáticas de exploração e compreensão da leitura uma presença rotineira na sala de aula.
- Promover a literacia literária como instrumento para a fruição de textos gradativamente mais extensos e complexos, que garanta o gosto de ler.
- Desenvolver o gosto e hábitos de leitura em múltiplos suportes.
MEDIDAS
A aplicar pelas escolas:
- Organização sistemática e intercalada de momentos de leitura em coletivo, em grupo e individual, com recurso a diferentes estratégias explícitas de leitura e sustentação da progressão dos alunos. Esta metodologia permite ao aluno ir dispensando gradativamente os apoios de que inicialmente depende.
- Desenvolvimento das estratégias e modalidades de leitura exemplificadas nos recursos didáticos.
- Utilização de conjuntos de livros variados, de temas diferentes e adequados a diferentes níveis de leitores.
- Utilização de instrumentos de monitorização do progresso dos alunos entre níveis e relativamente às dificuldades diagnosticadas.
- Implementação sistemática de estratégias de promoção do gosto pela leitura.
ATIVIDADES / AÇÕES
O agrupamento comprometeu-se a desenvolver as seguintes atividades ou ações no âmbito do projeto "Escola a Ler":
A/ Atividades com apoio da Biblioteca Escolar:
1. Vou levar-te comigo!
Dinamização periódica de sessões de requisição domiciliária na biblioteca escolar, em articulação com os docentes da turma e com recurso a estratégias motivadoras.
2. Livr’ à mão
Leitura silenciosa de um livro que o aluno traz sempre consigo, em momentos letivos autorizados pelo professor (sempre que exista um tempo livre na aula: final de tarefas/ atividades, entre outros).
A atividade e respetiva seleção de livros desenvolve-se de forma articulada entre o professor titular de turma/professor de português/diretor de turma e a biblioteca, podendo aderir qualquer docente do conselho de turma.
B/ Atividade específica na Sala de Aula:
1. Leitura Orientada
Realização de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita: uma hora por dia no primeiro ciclo do ensino básico e uma hora por semana no segundo ciclo do ensino básico.
Esta atividade de leitura será orientado pelo professor e deverá articular com a biblioteca escolar no âmbito de recursos a usar.
Esta atividade pretende:
- Desenvolver as competências de leitura simples e mais complexas, das inferências à interpretação e análise;
- Proporcionar o contacto com livros adequados ao perfil do aluno, de forma a estimular o gosto pela leitura e a alargar o horizonte de interesses e de complexidade dos textos lidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário