terça-feira, 29 de junho de 2021

Celebração de Efemérides: Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

 



Este período iniciado a 05 de abril e já terminado para alguns alunos (turmas do 9º, 11º e 12º anos a 18 de junho; turmas do 7º, 8ºe 10º terminaram a 23 de junho) e outros não (as turmas do pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo só terminarão no próximo dia 8 de julho) devido à alteração do calendário escolar num ano atípico de pandemia, não se deixaram de realizar algumas atividades de aprendizagem e consolidação com as turmas, recorrendo a outras metodologias, materiais e espaços escolares.

Neste sentido e de salientar o esforço e articulação feito entre os professores,  a biblioteca escolar promoveu junto do 1ºciclo dos vários centros escolares várias sessões de cariz informativo e de compreensão e criatividade.

Em Abril realizou uma sessão de informação sobre o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Esta não apenas serviu de pretexto para os alunos desenvolverem os seus conhecimentos sobre esta data, mas a importância da defesa da criação intelectual e o valor da criatividade, originalidade e o significado de "plágio", para além da Sociedade de Autores Portuguesa e todasas profissões ligadas ao livro __ desde a sua criação à venda numa loja ou disponível numa estante de uma biblioteca. 

Este ano, a dupla conhecida de ilustradores "Adamastor" (Susana Diniz e Pedro Semeano) que receberam a Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração em 2020, foi o responsável pela imagem do cartaz promocional desta data comemorativa. Com esta imagem eles pretendem transmitir que, apesar das adversidades da pandemia, o livro será sempre uma porta de desconfinamento do espaço de isolamento físico em que nos encontramos e de liberdade de pensamento.

A turma mista do 2º/4ºB do CE-Norte elaboraram marcadores de livrospara marcar a importância do livro e da leitura.



Sem comentários:

Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

SEMANA DA LEITURA NO AGRUPAMENTO 2024