terça-feira, 29 de junho de 2021

A BIBLIOTECA ESCOLAR: AS NOVAS MASCOTES

 

Trabalhando com as crianças mais novas do nosso Agrupamento, os alunos da pré foram confrontados com o desafio de conhecerem uma mascote para a sua biblioteca escolar.

A professora-bibliotecária com ajuda das respetivas educadoras e assistentes operacionais "brincaram ao faz de conta" com as crianças e interagindo, fazendo perguntas, as crianças iam dando várias respostas, as quais iam sendo registadas para depois juntar e criar uma "história de vida" de cada uma das mascotes. Depois da sessão, cada sala responsabilizou-se por elaborarem uma janela de onde a mascote iria contar as suas histórias. O CE-Covas foram mais além e criaram uma "casa de cartão" completa com janela, porta, telhado e tudo!

Que imaginação os nossos futuros jovens têm e que sentido de estética! 

Ora vejam (leiam) e tirem as vossas próprias conclusões ...

Olá! Eu chamo-me EVA-MIA. Mas para os amigos, sou a PITUFA!

Eu vim do Mundo das Pintarolas!

Sim, sim. É verdade. Imaginem, tudo às cores com sabor a chocolate! Mmmmm – que docinho!

Eu não gosto apenas de pintarolas! Também gosto de chocolate normal, gelatina e iogurte de baunilha!

Eu tenho muito cuidado com a minha alimentação!

Bebo muita água e como muitos legumes e frutas: couves, brócolos, pepino, tomate, alface, ervilhas tortas, feijão, salada de fruta às vezes e nas outras vezes, as frutas sozinhas, como morangos, kiwi, maçã de todas as maneiras (com casca, sem casca, crua, cozida, assada, em puré), também gosto de  peras, laranjas, bananas, uvas e manga. Só não gosto de couve-de-bruxelas, milho nem melancia e também não gosto de bolas de Berlim porque têm muito açúcar e faz mal!

Mas eu tenho uma comida preferida. Sabem qual é? Acho que é a mesma que vocês também gostam… é massa! Gosto todo tipo de massa: lasanha, esparguete, macarrão, massa fina, massa grossa, massa em espiral, massa aos lacinhos, massa às cores … massa com tudo! Mas a minha preferida é massa com almondegas ou massa com carne. Também como arroz e batatas, claro, mas eu realmente prefiro massa.

As pessoas dizem que eu tenho olhos de cor das lentilhas (que também gosto), um nariz cor de rosa que parece um bombom (ou não fosse eu do mundo das pintarolas) ou um mirtilo (apesar de não ser roxo) e cabelo que parece um prato de esparguete despenteado. Por isso é que gosto tanto de massa!

Quando não estou na escola gosto de passear pelos campos em flor, ler, brincar às escondidas e brincar com brinquedos, jogar à bola com as mãos e cabeça porque não tenho pernas, ir à praia, fazer castelos na areia e brincar na água, gosto também de ir ao parque, fazer construções com legos, jardinar e gosto de ir buscar os ovos da galinha.

Não gosto de estar triste e gosto muito de dar abraços! Tenho uns braços compridos, bons para dar abraços e gosto de estar sempre a sorrir como um dia lindo de sol!

Vem visitar-me à biblioteca escolar do Centro Escolar de Cerveira, estou à tua espera para te contar uma história! Adoro ler e contar histórias engraçadas e coloridas como os meus botões!


Olá! Eu sou o Joni-Bigodes!

É verdade! O meu nome é mesmo esse!

Fui assim registado no Jardim de Infância do Centro Escolar de S. Sebastião em Covas pelos meninos e meninas que fazem parte da sala da educação pré-escolar. Olharam para mim e …. Pimba! Joni-Bigodes! Penso que tem a ver com o meu bigode preto, macio e farfalhudo. Também tenho um corte de cabelo a condizer. As pessoas pensam que eu sou vaidoso porque ando sempre janota! Gosto de me vestir bem, uso sempre um laço vermelho com pintinhas brancas e três botões coloridos à frente. Isto é um truque que aprendi com um estilista famoso: usar sempre botões de cores diferentes para poder condizer com qualquer coisa que eu vista e dá alegria a toda gente!

Acho que é importante termos cuidado com a nossa apresentação e higiene pessoal. Não vivemos sozinhos e as pessoas não têm que aguentar com os maus cheiros dos outros __ ‘iaque’, credo, cruzes, canhoto! E nunca se sabe quem me pode aparecer à frente! Procuro uma namorada para me fazer companhia e talvez um dia casar.

Sou solteiro e bom rapaz, não digo asneiras e sou simpático. Gosto muito de dar abraços porque tenho braços compridos e não gosto de me zangar com os meus amigos porque fico triste e sinto-me sozinho. Gosto de me sentir feliz e alegre por isso gosto de música e dançar e gosto muito de ir às festas e bailes e divertir-me! Mas não exagero! Tudo tem limites! Por isso também tenho cuidado com a alimentação.

Gosto de comer comida saudável e evito os fritos! A minha comida preferida é arroz, alface, carne, peixe, legumes, fruta e sopa de legumes com feijão para me dar força e tem muitos nutrientes e vitaminas. Um prato que eu como, mas só de vez em quando, é favas com carne e chouriço e também gosto muito de canja de galinha. Especialmente nos dias frios de Inverno.

Para além de ter uma alimentação saudável, também tenho cuidado com o meu corpo e faço exercício físico todos os dias e jogo basquete aos fins de semana.

Vivo numa casa cor-de-rosa com telhado vermelho e uma janela grande com uma porta branca de entrada. Para além de cuidar de mim gosto muito de cuidar da horta e do jardim e dormir algumas sestas nos meus tempos livres.

Se me quiseres conhecer melhor, vem visitar-me na minha casinha no Centro Escolar em Covas e traz um amigo! Gosto de receber visitas para ler e contar histórias! E tu?


Olá! Eu chamo-me SAMMY!

Eu vim do espaço, de um planeta que ninguém conhece porque despareceu, mas consegui fugir antes do grande terramoto que destruiu tudo! Apanhei boleia com uma parte do foguetão Chinês Longa Marcha 5B que regressou à terra e consegui saltar de paraquedas quando ele estava a passar por cima de Portugal e vim parar ao Centro Escolar Norte em Campos, Vila Nova de Cerveira. Foi uma viagem e peras! Foi uma verdadeira aventura!

Tenho olhos esbugalhados redondos cor-de-rosa choque e um nariz também redondinho azul turquesa. Tenho um corpo peludo e macio e uns braços compridos para dar muitos abraços. Eu gosto de dar abraços! É um dos meus superpoderes: o poder do amor!

Há muitas coisas que eu gosto de fazer e outras nem tanto! Eu gosto de brincar à bola, gosto de jogar à apanhada e às escondidas, ver televisão e ouvir música. Também gosto de jogar basquetebol, macaquinho-chinês, “pedra-papel-tesoura”, trepar as árvores e pendurar-me como os macaquinhos. Gosto de ler, desenhar, pintar e olhar para o céu. Gosto de brincar com brinquedos e jogos, passear no campo, apanhar flores, fazer jardinagem, ir ao parque e andar de moto4.

Às vezes as coisas não correm lá muito bem quando brinco ou trepo as árvores e caio e magoo-me! Autch!  Também detesto ficar em casa, sem fazer nada ou estar doente…

Falei num dos meus superpoderes, mas tenho mais! Um superpoder que muitas vezes me faz jeito é o de ler pensamentos. Mas às vezes leio pensamentos tristes e outros maus, pensamentos alegres e outros divertidos que me fazem rir. Gosto muito desses! Outros superpoderes que tenho são: o superpoder da velocidade (sou muito rápido), de ouvir e ver à distância (ouço e vejo um mosquito ao longe, a muitos metros), o superpoder da força, do gelo, do dragão, do fogo, do vento e da água (como aqueles heróis dos desenhos animados que dão na televisão ou no Youtube) e o meu preferido, a seguir ao superpoder do amor, é o superpoder da calma!

Como não gosto de estar sozinho, não gosto de dormir, de estar zangado, não gosto da chuva nem de muito barulho, o superpoder da calma ajuda-me muito!

Como sou estrangeiro ou extraterrestre, às vezes acham que comemos comidas diferentes das vossas, mas não. Gosto de arroz, massa, batatas, puré de batata, cenouras, beterraba, salsichas, carne, pizza, peixe, perninhas de frango, brócolos, cebola doce, pepinos, alface, pimentos, feijão verde, couve roxa, couve-flor, salada, tomate, todas as frutas, em especial, uvas, cerejas, melão, melancia, bananas, morangos, peras, maçãs, ananás e pêssegos.

O que eu gosto mesmo, mesmo, mesmo é de gelado, chocolate, roscas e rebuçados! Eu sei que muitos doces fazem mal, mas também gosto muito, muito, muito de massa, sopa, batatas e carne. Não sou muito fã de ervilhas, nem de feijão (tanto faz a cor), mas como tudo na sopa porque sei que a fruta e legumes faz-nos falta porque têm muitas vitaminas e devemos comer todos os dias para termos uma alimentação equilibrada e saudável! E beber muita água! E lavar os dentes depois de comermos.

Estão a ver!? Nós estrangeiros ou extraterrestres também sabemos o que nos faz bem e o que nos faz mal. Vem visitar-me à biblioteca escolar do Centro Escolar Norte, estou à tua espera para te contar uma história! Adoro ler e contar histórias aos meninos e meninas!

 


Sem comentários:

Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

SEMANA DA LEITURA NO AGRUPAMENTO 2024