terça-feira, 29 de junho de 2021

Celebração de Efemérides: Dia do Autor Português

 


No passado dia 22 de maio celebrou-se o "Dia do Autor Português". Nesta data todos os autores portugueses das diferentes áreas artísticas estão de parabéns: escritores, pintores, músicos, bailarinos, cantores, compositores, maestros, escultores,  atores, etc. 

As pessoas esquecem de valorizar "quem tem ideias","quem cria". Foi com o objetivo de homenagear o autor português e destacar a sua importância no desenvolvimento da cultura e do bem-estar da comunidade que se criou esta data em 1982 pelo maestro Nóbrega de Sousa. Foi também esta data que a Sociedade Portuguesa de Autores assinala o seu aniversário, fundada em 1925. Hoje, o seu presidente é o conhecido autor José Lorge Letria (poeta, escritor, jornalista e político).

Como estamos num contexto pandémico as habituais atividades da visita às escolas de um contador de histórias ou encontros com escritores para falarem pessoalmente com os alunos ou mesmo a organização de uma"Feira do Livro" não foi possível. Assim, a Biblioteca Escolar assinalou esta data com uma sessão  de informação sobre a mesma e o convite aos alunos do 1º ciclo dos diferentes Centros Escolares do Agrupamento resolverem uma ficha de trabalho e organizarem uma apresentação sobre um livro de um autor português que leram e recomendam __ "Circulo dos Pequenos Leitores"

Aqui ficam algumas das recomendações e uma foto dos nossos "pequenos leitores"do CE S. Sebastião de Covas (turma 3º/4ºA).

Para a Isabel Martins do 3ºA ela recomenda o livro "A Menina do Medo" de Maria Monteiro porque "é sobre uma menina que tinha medo e não sabia de quê e porquê e quando li achei a história muito gira e divertida e tem algumas aventuras nos sonhos da menina. Adorei!"

Já para Leonor Oliveira do 4ºA recomenda o livro "Orlando, o caracol apaixonado" de Sérgio Mendes porque achou-o engraçado "porque fala de um caracol chamado Orlando que estava sempre a apaixonar-se por outras criaturas mas tudo corria mal. Fez-me rir muito e tem ilustrações fantásticas feitas pelo ilustrador Elias Gato."

Muitos dos nossos "pequenos leitores" gostam especialmente de ler e esqueceram-se que a tarefa estava direcionada para a leitura de um autor português e apresentaram livros de autores estrangeiros (traduzidos para português), mas o que é importante é nunca deixarem de ler ...

Passando às recomendações deixadas pela turma do 4ºA do CE Norte, a Francisca José  recomenda o livro "A Floresta Perlimpimpim" da Teresa Guimarães porque ela acha "que este livro é engraçado porque faz-nos aprender palavras novas. Faz ter mais ideias."

Já para a Sara Costa ela recomenda um livro de António Botto, intitulado "O Menino Recompensado" "porque é uma história engraçada e nos mostra que devemos ser bondosos e que nunca devemos desistir."

O Nelson Luciano é da opinião que o livro que ele escolheu de Alexandre Perafita,"O Lobo, a Raposa e o Ouriço" é recomendável a ler "porque nos ensina que discutir não leva a lado nenhum". E nós sabemos que ele tem razão... deixemo-nos de discussões e mal-entendidos e haja paz e tranquilidade!

Para o Alexandre Cruz e a Leonor Montenegro, eles recomendam o livro de António Manuel Couto Viana chamado"Versos de Cacaracá" porque "ajuda a aprender as cores com rimas e ajuda a ler melhor" (Alexandre) e "porque ajuda a perceber as palavras que nos custa a dizer, tem rimas para aprendermos a rimar" (Leonor).


Sem comentários:

Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

SEMANA DA LEITURA NO AGRUPAMENTO 2024