As pessoas esquecem de valorizar "quem tem ideias","quem cria". Foi com o objetivo de homenagear o autor português e destacar a sua importância no desenvolvimento da cultura e do bem-estar da comunidade que se criou esta data em 1982 pelo maestro Nóbrega de Sousa. Foi também esta data que a Sociedade Portuguesa de Autores assinala o seu aniversário, fundada em 1925. Hoje, o seu presidente é o conhecido autor José Lorge Letria (poeta, escritor, jornalista e político).
Como estamos num contexto pandémico as habituais atividades da visita às escolas de um contador de histórias ou encontros com escritores para falarem pessoalmente com os alunos ou mesmo a organização de uma"Feira do Livro" não foi possível. Assim, a Biblioteca Escolar assinalou esta data com uma sessão de informação sobre a mesma e o convite aos alunos do 1º ciclo dos diferentes Centros Escolares do Agrupamento resolverem uma ficha de trabalho e organizarem uma apresentação sobre um livro de um autor português que leram e recomendam __ "Circulo dos Pequenos Leitores".
Aqui ficam algumas das recomendações e uma foto dos nossos "pequenos leitores"do CE S. Sebastião de Covas (turma 3º/4ºA).
Para a Isabel Martins do 3ºA ela recomenda o livro "A Menina do Medo" de Maria Monteiro porque "é sobre uma menina que tinha medo e não sabia de quê e porquê e quando li achei a história muito gira e divertida e tem algumas aventuras nos sonhos da menina. Adorei!"
Já para Leonor Oliveira do 4ºA recomenda o livro "Orlando, o caracol apaixonado" de Sérgio Mendes porque achou-o engraçado "porque fala de um caracol chamado Orlando que estava sempre a apaixonar-se por outras criaturas mas tudo corria mal. Fez-me rir muito e tem ilustrações fantásticas feitas pelo ilustrador Elias Gato."
Muitos dos nossos "pequenos leitores" gostam especialmente de ler e esqueceram-se que a tarefa estava direcionada para a leitura de um autor português e apresentaram livros de autores estrangeiros (traduzidos para português), mas o que é importante é nunca deixarem de ler ...Para o Alexandre Cruz e a Leonor Montenegro, eles recomendam o livro de António Manuel Couto Viana chamado"Versos de Cacaracá" porque "ajuda a aprender as cores com rimas e ajuda a ler melhor" (Alexandre) e "porque ajuda a perceber as palavras que nos custa a dizer, tem rimas para aprendermos a rimar" (Leonor).
Sem comentários:
Enviar um comentário