quarta-feira, 30 de junho de 2021

Celebração de Efemérides: Dia Mundial do Ambiente

No passado dia 5 de junho celebrou-se o "Dia Mundial do Ambiente" e mais uma vez,  a biblioteca escolar em articulação com os professores do 1ºciclo e educadoras de infância do nosso agrupamento produziram e realizaram-se trabalhos de consolidação de aprendizagens, de desenvolvimento de saberes, autonomia e criatividade.

A turma do 2ºA do CE-Norte participou no concurso "Conta-nos uma história" criando uma história sobre animais em vias de extinção. Este concurso é dinamizado e assegurado anualmente pelo Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), da Direção-Geral de Administração Escolar (DGAE) e em parceria com a Microsoft, a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e a Rádio ZigZag. Após um processo de aprendizagens progressivas feita em sala de aula com a professora titular no âmbito de Estudo do Meio e o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), pesquisas de informações e ilustrações feitas pelos próprios alunos com apoio dos seus Encarregados de Educação ou familiares, a turma juntou tudo que fizera e aprendera e construiram uma história por escrito e passaram para suporte digital em vídeo. 

Outra turma do CE-Norte que participou no mesmo concurso foi a Sala 4 do Pré-escolar com o título "A Primavera Chegou!" em que os alunos participaram no vídeo com ilustrações e as suas vozes intervindo na narração feita pela educadora, tal como ocorreu na turma do 2º ano. Estão todos de parabéns! Estes dois vídeos foram apresentados ás outras crianças das várias turmas dos diferentes centros escolares do agrupamento no âmbito das celebrações do  "Dia Mundial do Ambiente" procedido pelo pequeno conto futurista “Querer do Homem … Futuro do Mundo” (Catarina Neves – In “Outras Histórias do nosso amiguinho”, Publicadora SERVIR, 2006). Tanto os vídeos como o conto serviram de recurso à sensibilização para a importância do ambiente e do estado de saúde do nosso planeta e a ação humana para a recuperação e conservação do mesmo para que o futuro do ambiente tenha uma boa qualidade ou seja melhor do que está atualmente. 




De seguida, a professora-bibliotecária pediu aos alunos do 1º e 2º ano do 1º ciclo para escreverem uma dedicatória num pequeno coração para ser colocado num poster coletivo de cada centro e um poema de turma aos alunos do 3º e 4º ano. A turma do 4ºA do CE-Norte foi mais longe e cada aluno elaborou um poema dedicado ao Ambiente que serão compilados e organizados em ebook, que será publicado aqui no blogue brevemente sob o título "Para ti, com carinho" com bonitas mensagens e conselhos para ajudarmos o ambiente e planeta.

Poster com poemas/dedicatórias do CE-Cerveira












Poster com poemas/dedicatórias do CE-CEN






Sem comentários:

Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

SEMANA DA LEITURA NO AGRUPAMENTO 2024