quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

"HISTÓRIAS DO BAÚ"

Entre os dias 29 de janeiro e 6 de fevereiro, a professora bibliotecária (PB), Elizabeth Teixeira, realizou diversas sessões com os alunos todos dos vários Centros Escolares, apresentando histórias diferentes mediante as idades e níveis de ensino.


Para as crianças das salas da educação pré-escolar e os alunos do 1º ano apresentou "O Monstro da Cores - Doutor Emoções" de Anna Llenas onde foram trabalhadas as diferentes emoções e como podemos superar as menos boas. 



Para as turmas do 2ºano, o conto popular "O Príncipe com Orelhas de Burro" (recolha feita por Adolfo Coelho) onde os alunos aprenderam que não se deve confiar nas pessoas que não se conhecem e muitas vezes é impossível guardar segredos. O conto depois seria explorado em sala de aula com uma ficha de leitura.

 


Para as turmas do 3º ano foi explorado o livro "Contar com o Mar" da Danuta Wojciechowska onde os alunos foram desafiados a responderem a um questionário interativo (elaborado pela PB na plataforma digital do Wordwall) enquanto exploravam o livro em pequenos grupos que incluía um pequeno conto "O Rio Sem Fim". Uma atividade cheio de desafios que satisfez os mais curiosos!



Finalmente, para os alunos do 4º ano, a PB combinou com as professoras titulares de turma trabalhar a temática do brinquedo visto ser este o tema do projeto de AFC que as turmas estão a trabalhar ao longo do presente ano letivo. Para o mesmo, escolheu o livro "A Caixa Mágica" de Karl Newson e Emily Hamilton (título original "A Box Full of Wonders") com o qual aprenderam que a partilha e  amizade são os valores mais importantes a investir na vida e com o objeto mais simples e barato (uma simples caixa velha) podem fazer vários brinquedos espetaculares. Só é necessário vontade e imaginação! Depois mostrou alguns vídeos de como transformar pequenos objetos que temos em casa em brinquedos divertidos (desde caixas, a garrafas de plástico e copos de iogurte, etc.) e deixou o desafio a todos para deixarem  os jogos eletrónicos de parte por algumas horas e pedirem aos pais ou familiares para construírem um pequeno brinquedo que possam trazer para a escola e partilharem e fazerem uma exposição com os mesmos, explicando aos outros colegas como fizeram.

Agora é só esperar ...




Sem comentários:

Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

SEMANA DA LEITURA NO AGRUPAMENTO 2024