quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Visita da escritora Isabel Ricardo

Receção da escritora pelo Sr. Diretor e a Srª. Vereadora

No âmbito da parceria existente entre os serviços da Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas, nos dias 19 e 20 de fevereiro, o agrupamento recebeu a escritora infantojuvenil reconhecida a nível nacional e internacional, Isabel Ricardo

Os objetivos principais delineados para esta atividade, para além da promoção da leitura, foram contribuir para o desenvolvimento das competências de compreensão e expressão escrita nas crianças e adolescentes,  estimulando a curiosidade, criatividade e o gosto pela leitura e livros, para além dos alunos reconhecerem o valor e a diferença que a biblioteca escolar traz, para além da importância da escola e das próprias aprendizagens. 

No dia 19 de fevereiro a escritora deslocou-se à escola sede para realizar duas sessões com os alunos do 2º ciclo, sendo que houve uma sessão de  manhã para as turmas do  5º ano  e outra à tarde para as turmas do 6º ano. A escritora foi recebida pela professora bibliotecária, Elizabeth Teixeira, diretora da biblioteca municipal, Teresa Matos,  vereadora da educação, Sónia Guerreiro e o sr. diretor do Agrupamento, Venceslau Teixeira.

Ramo oferecido em papel com as capas dos livros da autora

Os alunos do 2º ciclo presentearam a escritora com uma exposição de trabalhos realizados nas aulas de Português em articulação com a biblioteca escolar e no fim, alguns elementos do Clube de Leitura "+1 pág." da escola sede ofereceu um ramo de flores feito em papel com a imagem das capas da coleção "Os Aventureiros" da própria escritora, agradecendo a sua presença à nossa escola.

Isabel Ricardo com alguns elementos do Clube de Leitura
Alguns trabalhos dos alunos do 2º ciclo  em exposição 

Após cada sessão houve algumas questões colocadas à escritora demonstrando curiosidade e interesse pela sua obra por parte dos alunos em geral e sessão de autógrafos por parte da autora de alguns livros adquiridos. 



Isabel Ricardo no auditório da escola-sede com as turmas do 6ºano



Isabel Ricardo no auditório da escola-sede com as turmas do 5º ano




"A Floresta Encantada" (1º livro publicado da escritora), Livros da coleção "Os Aventureiros", Livro 1 da coleção "Guerreiros da Luz"

Títulos da obra da escritora e pins
Alunos do 5º ano à espera do autógrafo


Alguns livros traduzidos para Inglês

Autógrafos de livros para alunos do 2º ciclo do AEVNC

Entre sessões, a escritora também foi ao Centro Escolar de Cerveira para realizar uma sessão para as turmas do 3º e 4º anos, visto as restantes turmas estarem agendadas para o dia 20. 

Nesse dia iniciou-se a jornada com a visita igualmente ao Centro Escolar de Cerveira e o encontro com as turmas do 1º e 2º anos, para depois deslocarmo-nos ao Centro Escolar Norte onde também se juntou as turmas mistas da  Escola Básica de S. Sebastião de Covas. 

As turmas do 1º e 2º anos já se encontravam à espera da Isabel Ricardo no espaço da Biblioteca Escolar, prontos  e ansiosos para receberem a autora que realizou igualmente 2 sessões para os alunos todos do 1º ciclo. 

Entre muitas gargalhadas, palmas e sorrisos, canções e diversão houve momentos de beijinhos e abraços e apresentação de trabalhos expostos e um "miminho" da turma da professora Paula Sousa (3ºA) que ofereceu uma almofada feita a várias mãos pela própria turma alusiva à obra explorada "Um Sonho Muito Interessante" onde se encontrava pintada manualmente uma estrela com o nome de cada criança da turma num fundo azul. Foi um momento de muita ternura e alegria.

Um bem-haja a todos!



(Turma do 3ºA - CEN)


Sem comentários:

Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

SEMANA DA LEITURA NO AGRUPAMENTO 2024