No dia 31 de outubro festejou-se o Halloween neste agrupamento.
As bibliotecas escolares do nosso agrupamento também entraram no espírito desta festa de origem celta que coincide com a celebração das colheitas em alguns países onde as abóboras, cabaças, frutas outonais reinam para além das folhas coloridas do outono, velas e lanternas.
A origem da festa do Halloween remonta há mais de 3000 anos. O povo Celta, que era politeísta (acreditavam em diferentes deuses, normalmente ligados à natureza), celebravam o festival pagão Samhain onde festejavam o final das colheitas, dando as boas-vindas ao inverno e tempos difíceis. A palavra significa "sem luz" em gaélico e é um dos 8 festivais anuais da "Roda do Ano Celta" e é considerado o "Ano Novo" dos bruxos (curandeiros da época). O festival tinha uma duração de 3 dias, iniciando a 30 de outubro e terminando no dia 1 de novembro. A abóbora tem um grande simbolismo nesta festividade porque representa a fertilidade e sabedoria e eram usadas como lanternas com caras assustadoras esculpidas para afastarem os espíritos.
Acreditava-se que no dia 31 de outubro, os mortos levantavam-se e apoderavam-se dos corpos dos vivos. Por esse motivo eram usados fantasias e artefactos sombrios com o intuito de se defenderem dos maus espíritos. A igreja cristã condenou estas tradições pagãs na Idade Média e estabeleceram o dia 1 de novembro como "Dia de Todos os Santos", reinando o bem sobre o mal.
Com a colonização dos povos celtas nas terras americanas, estas tradições sobreviveram e ainda hoje se celebram mas de uma forma diferente: as crianças disfarçam-se e batem às portas das casas dizendo "doce ou travessura" (trick or treat, em Inglês) e as casas e ruas ficam decoradas com temas sombrios (bruxas, caveiras, múmias, esqueletos, monstros, fantasmas, vampiros, etc.). Atualmente, a comemoração possui um grande valor comercial e até passou a ser feriado nos EUA.
Além dos EUA, a festa foi difundida pelos diversos países do mundo, incluindo Portugal, mas tem uma forte tradição nos EUA, Canadá e Reino Unido.
Fica aqui "um cheirinho" do espírito vivido nas bibliotecas escolares e nos quatro estabelecimentos de ensino que fazem parte do agrupamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário