quinta-feira, 30 de novembro de 2023

HISTÓRIAS DO BÁU - TURMAS DO 1º CICLO: "As Preocupações do Billy" e "O Homem da Nuvem Escura"

Entre os dias 07 e 29 de novembro a professora bibliotecária da Biblioteca Escolar do nosso agrupamento organizou diferentes sessões em cada centro escolar para promover e valorizar a  leitura e os livros, para além de fomentar hábitos de leitura e desenvolver competências leitoras e de comunicação (escrita, oral e visual), espírito critico e criatividade.

Recorrendo a um baú e apresentação multimédia, a professora tirou o livro a apresentar com alguns acessórios complementares. Foram explorados os conteúdos dos livros “As Preocupações de Billy” (de Anthony Browne) para as turmas do 1º e 2º anos e “O Homem da Nuvem Escura” (de Inês Vinagre) para as turmas do 3º e 4º anos, solicitando a alguns alunos a lerem em voz alta de forma expressiva.

Aos alunos dos 1ºs e 2ºs anos e a todos os alunos do 1º ciclo da Escola Básica de S. Sebastião de Covas foi-lhes solicitado que decorassem pauzinhos de gelado para exporem posteriormente como "bonecos das preocupações", tradição oriunda de Guatemala e explicada aos alunos.

Aos alunos dos 3ºs e 4ºs anos tiveram a atividade pós-leitura de continuarem o conto escolhendo palavras de uma lista retirada da história explorada, apelando à sua criatividade e imaginação. Depois serão compiladas e publicadas em ebook neste mesmo blogue.




Sem comentários:

Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

SEMANA DA LEITURA NO AGRUPAMENTO 2024