O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Neste dia, comemora-se também o Direito de Autor.
Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Garcilaso de La Vega, falecidos em Abril.
Os livros permitem viajar e descobrir histórias e realidades – ficcionadas ou não – sem sairmos do lugar. Oferecem-nos momentos únicos que nos tocam, nos ensinam, nos emocionam e nos engrandecem. Um livro é muito mais que um conjunto de páginas presas a uma capa. É fonte de prazer, de sabedoria, de memórias, de afeto, de consolo, de brincadeira ou de imaginação. Nele tudo cabe e, ainda assim, quando chegamos à última página, ansiamos sempre por mais uma frase, um parágrafo ou um capítulo.
Nos tempos que correm, é complicado deslocarmo-nos a uma livraria, mas podemos sempre encomendar online um livro e oferecê-lo aos que nos são mais queridos!
Sem comentários:
Enviar um comentário