quinta-feira, 28 de março de 2019

Participação do Clube de Francês em concurso na Galiza (Santiago de Compostela) arrecada prémio para Portugal!


As alunas Victoria, Inês e Sonica do Clube de Francês participaram no Concurso “Dis-moi dix mots 2019” (Diz-me dez palavras) no âmbito das 32ª Jornadas Pedagógicas de Francês da APFG - Associación de Professores de Francés de Galícia versadas na temática “Dessine-moi des ponts” (Desenha-me pontes) que ocorreram nos passados dias 15 e 16 de março de 2019 na cidade de Santiago de Compostela, Galiza, Espanha.
As alunas levaram a concurso três trabalhos reconhecidos de muito empenho e excelente qualidade no âmbito do que era pedido e do escalão em que se encontravam inseridas.  
A Associação e os professores de Francês presentes louvaram Portugal por este ser o primeiro a receber o prémio no seu escalão de entre outras categorias.
As atividades de elaboração dos trabalhos – cartazes / colagens / livro / com materiais reciclados – decorreram essencialmente no tempo disponibilizado no Clube de Francês.
Esta operação de divulgação para a língua francesa convidou todos a brincar e a se expressarem de forma literária ou artística. Em cada ano há um tema que tem por base transmitir uma mensagem sobre a língua francesa (a língua como um elo social, a capacidade de linguagem para expressar o íntimo, para acomodar invenções verbais ...) e dez palavras são escolhidas ilustrando os diferentes parceiros francófonos: França, Bélgica, Suíça, Luxemburgo, Québec, e da Organização Internacional da Francofonia (representando 84 estados e governos).
Com as dez palavras propostas pelo Ministério da Cultura da República Francesa, que foram escolhidas pelo seu significado, sua história, sua qualidade poética ou sonora ou sua ressonância com as notícias, as alunas deram rédea solta à criatividade e artisticamente desenvolveram a língua e a arte com uma mestria sem igual: dez palavras para pesquisar, escrever, desenhar, pintar, traduzir, decalcar ...e pronunciar!

Assim, o primeiro prémio no escalão em que as alunas se inseriam foi atribuído a… Victoria!
Parabéns Victoria!
Parabéns também às participantes Inês e Sonica pelo trabalho desenvolvido com empenho e excelência tanto linguística como artística.
A estas alunas foi atribuído pelo Clube de Francês, o prémio de participação de segundo e terceiro lugar. Estes prémios foram entregues nas instalações da Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária na presença do Senhor Diretor, Professor Artur Teixeira que expressou o seu contentamento pelos resultados obtidos às premiadas.
 

Félicitations!

Sem comentários:

Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

SEMANA DA LEITURA NO AGRUPAMENTO 2024