quarta-feira, 2 de novembro de 2022

PROJETO ERASMUS+ "SITE - Schools in Territorial Environment"

Neste mês de outubro deu-se por terminado este projeto europeu de cariz inovador e multicultural que se iniciou em 2019 mas que se prolongou até 2022 devido à pandemia (inicialmente teria terminado no ano letivo 2020/2021). Visando apoiar todas as ações no domínio da educação, formação, juventude e desporto está integrado sob a tiplogia de projeto KA229 da Comissão Europeia "Parcerias Estratégicas - Boas Práticas, Ensino Escolar”. Recordo que tivemos como países parceiros no projeto escolas de Polónia, Chipre (mobilidades realizadas no ano letivo de 2021/22), Itália, e República Checa (mobilidades realizadas ainda este 1º período - 2022/23). Como objetivos de aprendizagem principais, este projeto tentou reforçar e desenvolver competências de comunicação em Inglês entre os alunos participantes dos vários países parceiros, envolvidos no projeto; adquirir e desenvolver conhecimentos no âmbito das ciências naturais, sociais e humanas; explorar a utilização de diferentes meios audiovisuais e recursos digitais; reforçar a criatividade e a compreensão e tolerância intercultural; promover competências sociais e cívicas; e, desenvolver infoliteracia e conhecimentos nas áreas das TIC. A cada país parceiro deslocaram-se delegações com um grupo de alunos e professores da nossa escola, diferentes em todas as mobilidades. Durante o preríodo de mobilidade (uma semana) o tema central do projeto (relacionando com as bacias hidrográficas com o meio geográfico onde a escola está inserida) foi desenvolvido por trabalhos de pesquisa e apresentações orais feitas pelos alunos. Cada país/escola trabalhou e explorou aspetos específicos das bacias hidrográficas no seu contexto geográfico. Como somos conhecidos por "Vila das Artes”, muitas das apresentações preparadas por cada grupo de aluno a cada país incorporaram algum aspeto relacionado com os valores artísticos. Este projeto assentou em atividades escolares com a introdução de metodologias alternativas e inovadoras, orientadas para a prática de pedagogias ativas. Para além da vertente científica e académica, os alunos durante a participação no projeto tiveram a oportunidade de vivenciar, in loco aspetos culturais, rotinas diárias e desenvolverem algumas atividades desportivas e de lazer. Permitiu, igualmente, desenvolverem e melhorarem aspetos como espirito de equipa, relacionamento e comunicação interpessoal e competências sociais, gestão e organização pessoal, para além de autonomia pessoal, pensamento crítico e muitas das competências exigidas do séc. XXI. Neste final de projeto foi pedido aos professores, alunos e respetivos pais/encarregados de educação que fizessem uma avaliação, em jeito de balanço, para aferir os resultados (positivos ou negtivos) que o projeto trouxe. Esta avaliação ainda está a decorrer e será publicado nas próximas semanas um relatório (em inglês) no padlet do projeto que foi elaborado e preenchido ao longo do seu desenvolvimento. Podem aceder ao mesmo através do seguinte link e onde também podem verficar registos fotográficos e de vídeo sobre o que foi realizado: https://padlet.com/gtelizabeth/xk9rhhtuc6uiun3p
Queremos deixar um agradecimento especial aos parceiros locais que estiveram sempre em sintonia com o agrupamento, colaborando com a mesma e a equipa coordenadora do projeto. O nosso muito obrigado!

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Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

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