terça-feira, 5 de maio de 2020

Dia Mundial da Língua Portuguesa

Comemora-se hoje, 5 de maio, pela primeira vez nesta data, o Dia Mundial da Língua Portuguesa que é assinalado com um concurso literário internacional. Os "Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa", iniciativa do Camões Instituto, do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Porto Editora, desafia os alunos de português a escreverem um conto inédito de uma a três páginas.
Estão contempladas cinco categorias: em função da idade (dos oito aos 14 anos e a partir dos 15 anos).
Os trabalhos, individuais, a entregar até 30 de janeiro do próximo ano, vão ser avaliados por um júri composto por cinco elementos e os vencedores serão conhecidos a 5 de maio de 2021, data em que se assinala pela segunda vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Os promotores do concurso sublinham que o português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes (3,7% da população mundial), sendo língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana e o Mercosul.

Sem comentários:

Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

SEMANA DA LEITURA NO AGRUPAMENTO 2024