Para assinalar o aniversário da morte de Fernão de Magalhães, ocorrida no dia 27 de abril de 1521, na Ilha de Mactan (Filipinas), a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca publicou «Fernão de Magalhães - Celebrando o V Centenário da Viagem», da autoria do professor bibliotecário Luís Arezes. Para ler, basta clicar em cima da seguinte imagem:
Blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira
terça-feira, 28 de abril de 2020
segunda-feira, 27 de abril de 2020
O conto do mês!
Para este mês de abril, estava previsto o conto "Porque é que os animais não conduzem" de Pedro Seromenho. O conto pode ser aproveitado para introduzir ou rever a segurança na estrada, os sinais de trânsito, comportamento correto para com os outros ou qualquer outro assunto. É assim o conto:
sábado, 25 de abril de 2020
sexta-feira, 24 de abril de 2020
Dia Mundial do Animal de Laboratório

quinta-feira, 23 de abril de 2020
Mais material sobre o 25 de abril
Outra forma de contar aos mais novos como e porque aconteceu o 25 de abril:
25 de abril
Este dia está quase a chegar e, para que os mais novos não se esqueçam daquilo que foi conquistado nesse longínquo dia de 1974, aqui vai um filme que, sumariamente, explica o que aconteceu.
"Dia Mundial do Livro" e "Dia do Direito do Autor"
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Neste dia, comemora-se também o Direito de Autor.
Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Garcilaso de La Vega, falecidos em Abril.
Os livros permitem viajar e descobrir histórias e realidades – ficcionadas ou não – sem sairmos do lugar. Oferecem-nos momentos únicos que nos tocam, nos ensinam, nos emocionam e nos engrandecem. Um livro é muito mais que um conjunto de páginas presas a uma capa. É fonte de prazer, de sabedoria, de memórias, de afeto, de consolo, de brincadeira ou de imaginação. Nele tudo cabe e, ainda assim, quando chegamos à última página, ansiamos sempre por mais uma frase, um parágrafo ou um capítulo.
Nos tempos que correm, é complicado deslocarmo-nos a uma livraria, mas podemos sempre encomendar online um livro e oferecê-lo aos que nos são mais queridos!
quarta-feira, 22 de abril de 2020
Dia Mundial da Terra

Neste ano, e tendo em conta os atuais desafios em mãos, a organização responsável pelo Dia da Terra quer criar o maior movimento online em defesa do nosso planeta. O objetivo é gerar uma enorme “onda” de mobilização digital durante 24 horas, lembrando que, independentemente do lugar onde estejamos, todos podemos fazer a diferença: até nas redes sociais.
APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
No documento publicado no portal RBE - 8 Princípios Orientadores para a Implementação do Ensino a Distância (E@D) nas Escolas, encontramos, no ponto 7.º, a importância de cuidar da comunidade educativa, nomeadamente: 'Promover o bem-estar emocional', e 'prevenir o isolamento de alunos'
Dentro deste âmbito, e no quadro da promoção dos valores da cidadania, é também nossa responsabilidade estarmos atentos a esta questão tão sensível.
A APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima tem uma linha de apoio à vítima, bem como um conjunto de recursos e de canais de comunicação, a partir do seu portal. Os mais dirigidos concretamente a crianças e jovens são:
APAV para jovens: https://www.apavparajovens.pt/pt/
CARE - Apoio a crianças e jovens vítimas de violência https://apav.pt/care/
4D - programa para escolas: https://apav.pt/4d/
Cibercrime: https://apav.pt/cibercrime/
Formação APAV: https://www.formacaoapav.pt/
terça-feira, 21 de abril de 2020
Obra aconselhada

E o autor inicia assim a comunicação com o leitor, jovem ou nem por isso: "Todos os anos têm um mês de Abril e todos os meses de Abril têm o dia 25. Porém, o dia 25 de Abril de 1974 foi um dia especial para os portugueses. Porquê? Porque o país e os seus habitantes voltaram a viver em liberdade, depois de quase 50 anos de tristeza e de silêncio."
José Jorge Letria conta com emoção as mudanças que a Revolução dos Cravos trouxe para a vida dos portugueses. Desde logo, o fim da Guerra Colonial: "É quase certo que algum homem da tua família esteve nessa guerra. Talvez o teu avô, um tio-avô ou um primo afastado", escreve no capítulo II, "Era uma vez uma guerra".
Há-de falar em "palavras proibidas", no "sol para além das grades", no "lá vamos cantando e rindo", no "poder e no modo como funcionava", na "festa da liberdade" e na canção-senha "Grândola, vila morena".
No final, um resumo das datas de “um país em mudança” sistematiza a informação, de 5 de Março a 3 de Maio de 1974. A narrativa é acompanhada pelas certeiras e bem-humoradas imagens de Abel Manta. Para que ninguém esqueça.
segunda-feira, 20 de abril de 2020
Segurança no Estudo em Casa

Havendo algumas preocupações acrescidas com a plataforma Zoom, chamamos a atenção de todos para informações específicas sobre esta plataforma:
O tesouro

sexta-feira, 17 de abril de 2020
A árvore generosa - trabalhos
quinta-feira, 16 de abril de 2020
Oferta de livros
Neste tempo de pandemia, uma boa notícia chegou! A Estremoz Editora lançou uma campanha de oferta de livros para a educação pré-escolar! Basta aceder a https://www.estremozeditora.com/, escolher e fazer a encomenda. Só cobram os portes de envio. Penso que é uma oportunidade a não perder!
quarta-feira, 15 de abril de 2020
Audiolivros
Neste tempo de isolamento, aqui vai mais um link para podermos ouvir alguns contos! Basta clicar na imagem ou na sua legenda:
Um sítio com audiolivros, organizado por Luís Gaspar.
Um sítio com audiolivros, organizado por Luís Gaspar.
segunda-feira, 13 de abril de 2020
#EstudoEmCasa. Eis os horários da telescola
Vai haver uma app, mas funcionará na RTP Memória e RTP2 (para o pré-escolar). Será de segunda a sexta, por módulos organizados de dois anos letivos. Até horários das disciplinas já se sabem. Paralelamente, a RTP 2 transmite conteúdos, pensando nas crianças da Educação Pré-escolar (dos 3 aos 6 anos). Eis a nova telescola e como vai funcionar.
Aulas à distância do terceiro período arrancam para 1,3 milhões de alunos na terça-feira. 11 coisas que precisa de saber
Os alunos do ensino básico e secundário vão continuar a ter aulas à distância, com o apoio das emissões televisivas que arrancam na próxima semana. Governo ainda vai decidir se alunos do 11º e 12º anos regressam às escolas.
Mais de 1,3 milhões de alunos retomam as atividades letivas na terça-feira, 14 de abril, depois das férias da Páscoa.
As escolas vão continuar fechadas até ao final do ano letivo devido à pandemia da Covid-19, mantendo-se em aberto a possibilidade dos alunos de 11º e 12º regressarem às aulas, mas essa decisão ainda terá de ser tomada pelo Governo. Já o apoio pedagógico através da emissão televisiva, que vai servir de apoio à matéria lecionada à distância, arranca no canal da RTP Memória na próxima semana, a 20 de abril.
Os exames nacionais, por sua vez, mantêm-se, mas os alunos só vão realizar os exames que se destinam a servir para ingressar no ensino superior.
11 coisas que precisa de saber no regresso das aulas durante a pandemia da Covid-19
- O terceiro período inicia-se na terça-feira, 14 de abril, e termina a 26 de junho. Apesar das atividades letivas serem retomadas, as escolas vão continuar fechadas;
- As escolas de ensino básico (do 1º ao 9º ano) vão ficar fechadas até ao final deste ano letivo;
- As aulas do ensino básico (do primeiro ao nono ano) vão manter-se no modelo de ensino não presencial, com recurso às metodologias digitais e mais tarde com o apoio da emissão televisiva de conteúdos pedagógicos;
- Já no ensino secundário (do 10º ao 12º ano), as aulas do 10º ano vão manter-se no modelo não presencial até ao final do ano letivo;
- O Governo ainda vai decidir se abre as escolas para que os alunos do 11º e 12º anos retomem as aulas presenciais;
- Caso os alunos do 11º e 12º anos regressem à escola, o Governo diz que as aulas, salas e turmas terão de cumprir regras de distanciamento social;
- O apoio pedagógico através da televisão só arranca na próxima semana, no dia 20 de abril. O Estudo em Casa é o nome do espaço que vai ser transmitido na RTP Memória (das 09h às 17h50) para alunos do 1º ao 9º ano. Os conteúdos pedagógicos temáticos serão lecionados por professores, e vão servir como ferramenta complementar ao trabalho dos professores com os seus alunos.
- Se os encarregados de educação dos alunos se opuserem às aulas presenciais, as faltas dos alunos serão justificadas;
- Os alunos do 12º apenas vão realizar exames finais nacionais nas disciplinas que escolham como prova de ingresso no âmbito do concurso nacional de acesso ao ensino superior;
- No caso dos alunos que estejam a terminar os ciclos de ensino básico e secundário (4º ano, 6º ano, 9º ano ou 12º ano), as suas notas de classificação de cada disciplina no final do ano vão ter por referência todo o ano letivo, incluindo o trabalho realizado no terceiro período.
- Vários exames e provas foram cancelados este ano letivo:
- provas de aferição, dos 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade;
- provas finais do ensino básico, no final do 9.º ano de escolaridade;
- provas a nível de escola, realizadas como provas finais do ensino básico;
- exames finais nacionais, quando realizados por alunos internos, para efeitos de aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário.
quinta-feira, 9 de abril de 2020
A árvore generosa
Bom trabalho!
Serviços da Biblioteca Escolar
Nos tempos que correm, a Biblioteca Escolar mantém-se ativa na prestação de serviços de apoio e novas formas de trabalho, na tentativa de corresponder às atuais necessidades dos seus utentes. Assim, periodicamente, serão publicados contos no blogue da biblioteca (palavras intermitentes - https://becerveira.blogspot.com/) e posteriormente no facebook (https://www.facebook.com/be.cerveira) que poderão ser utilizados no desenvolvimento das vossas aulas.
O primeiro conto a ser publicado vai ser "A árvore generosa" que já vai com algum atraso pois já é referente a março, o mês da árvore.
quinta-feira, 2 de abril de 2020
Audiolivros para crianças
Os tempos que atravessamos são difíceis mas temos de nos moldar a eles. No "Dia Internacional do Livro Infantil" aqui vai o nosso contributo:
Trata-se de um projeto em que pode ouvir contos. Para ouvir, clique no Projeto Adamastor e de seguida escolha o conto que quer ouvir.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Boletim - 2ºSemestre-2020/2021
12 de março - os "Miúdos Foram a Votos!"
Em sequência da iniciativa "Miúdos a Votos" 2025, fica aqui um registo vídeo do dia das eleições que decorreu esta semana, no dia...
-
Este conto envolveu as crianças num mundo de magia e sonho! Os alunos do 2.º ano do Centro Escolar Norte - Campos colocaram a imaginação a ...
-
Este ano, à semelhança do ano anterior, no dia 27 de fevereiro, no âmbito da programação da Semana de AFC (articulação e flexibilidade curri...
-
A escritora da nossa comunidade cerveirense, Adelaide Graça visitou as diferentes escolas, promovendo a leitura e os saberes de outros tempo...
-
Foi com este conto que as crianças passaram um bom bocado, riram e pensaram um bocadinho! Seguidamente elaboraram estes lindíssimos trabalh...