segunda-feira, 8 de abril de 2013

Com as mãos na matemática

Este ano letivo, os alunos do nono ano usufruem de uma oferta complementar designada “Com as mãos na matemática”. Nesta componente curricular complementar, desenvolvem atividades de investigação e de aprofundamento dos conteúdos curriculares da disciplina de matemática (utilizando materiais manipuláveis, software matemático, calculadora gráfica, folha de cálculo, …). Aplicam os conceitos matemáticos noutras áreas disciplinares e reforçam a preparação para a prova final.
Os desafios ALEA são problemas do dia-a-dia, baseados em notícias publicadas nos órgãos de comunicação social. Já foi publicada a lista de alunos premiados do desafio 36, dos quais destacamos a aluna Rita Encarnação do 9.º B. Há ainda mais 34 alunos da nossa escola que compõem a lista de alunos habilitados ao prémio final.(www.alea.pt/html/desafios/html/desafios.html)
Ainda no decorrer do 2.º período, os alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário participaram na 1.ª edição do Concurso “Buddhi Challenge 2011-13” que consistia na resolução de puzzles inteligentes envolvendo cálculo mental. Os resultados nacionais já foram publicados pela entidade organizadora e com 3 alunos da nossa escola entre os melhores, nomeadamente, Pedro Gomes em 2º lugar, o Nuno Dias em 3º lugar e a Miaochu Guo em 6º lugar. (www.eudactica.com/competicao)
Estes resultados são motivo de orgulho e despertam nos alunos a vontade de continuar … “com as mãos na matemática”.
Estas atividades contribuem para a concretização das metas definidas no projeto educativo, através da participação e envolvimento dos alunos em diversas atividades e projetos, contribuindo para elevar o sentimento de pertença e o grau de satisfação em relação à escola.

Sem comentários:

Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

SEMANA DA LEITURA NO AGRUPAMENTO 2024