SUGESTÃO DE LEITURAS

De Raquel Ramos

Sinopse

Obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura (PNL)
Em mais um livro de Raquel Ramos, a adolescência e os seus inúmeros problemas é o tema eleito. Ana Joana, ao contrário da maioria dos amigos e colegas, não quer ser médica, professora ou engenheira, mas sim política. «Que disparate!», poderá pensar-se. Mas Ana Joana, apesar das contrariedades e dos comentários adversos, não desiste. Quando está aborrecida, desiludida ou tem dúvidas, coloca na parede do quarto o seu lema de vida: “Eu consigo!” Será a vida de uma adolescente que quer ser política muito diferente da tua? Como reage quando o Filipe, por quem está apaixonada, é obrigado a emigrar com os pais? Como lida com uma mãe que não lhe permite ter conta no Facebook ou um smartphone? Como conta à melhor amiga que viu o namorado dela a passear de mão dada com outra rapariga? E porque quer a Ana Joana deixar tudo isto registado? Lê o seu diário e descobre!

O Diário de Anne Frank

de Anne Frank

Sinopse
Escrito entre 14 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, O Diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa de seu pai, revelando ao mundo o dia a dia de dois longos anos de uma adolescente forçada a esconder-se, juntamente com a sua família e um grupo de outros judeus, durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão.
Todos os que se encontravam naquele pequeno anexo secreto acabaram por ser presos em agosto de 1944, e em março de 1945 Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, a escassos dois meses do final da guerra na Europa. O seu diário tornar-se-ia um dos livros de não-ficção mais lidos em todo o mundo, testemunho incomparável do terror da guerra e do fulgor do espírito humano.



Sem comentários: