terça-feira, 26 de novembro de 2019

Diz não à violência nas relações afetivas


Enquadrada nas atividades da semana da saúde e da autonomia e flexibilidade curricular do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, o Serviço de Psicologia e Orientação organizou uma sessão debate subordinado ao tema “diz não à violência nas relações afetivas”. Esta sessão debate contou com a presença de uma idosa do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, uma representante dos pais e encarregados de educação e com duas alunas do 12.º ano do Agrupamento e foi moderado pela Dra Susana Neiva. Com esta iniciativa realizou-se uma abordagem transgeracional das relações de namoro enfatizando a gestão destas mesmas relações e o impacto que esta tem na prevenção da violência.
Nas palavras da moderadora “quem ama cuida” e a capacidade de cuidar deve merecer uma atenção especial nas relações que se estabelecem na população em geral e dos jovens em particular. A exploração de situações práticas que identificam o quotidiano dos alunos serviu de mote ao debate, à troca de ideias e à partilha de experiências.
Com esta iniciativa, decorrida na Biblioteca Escolar da escola sede do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, dirigida aos alunos do 10º ano, o Serviço de Psicologia e Orientação concorreu para marcar a atualidade da aprendizagem dos alunos, na data em que se assinalou o Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres, engrossando o leque de iniciativas que em todo o mundo atendem a esta realidade.

Carla Maria Guerreiro de Oliveira
Técnica Superior de Psicologia do Serviço de Psicologia e Orientação  do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira






Sem comentários:

Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

SEMANA DA LEITURA NO AGRUPAMENTO 2024