segunda-feira, 8 de maio de 2017

Palestra “ Os Animais das Histórias”

O Dr. Ricardo Lobo, veterinário municipal, veio à nossa biblioteca, no passado dia 4 de maio, realizar uma palestra sobre“ Os Animais das Histórias”.
 Durante a sua intervenção, o Dr Ricardo sensibilizou-nos para o respeito pelos animais, domésticos e selvagens, e transmitiu-nos conhecimentos muito importantes para convivermos com eles e não os abandonarmos. Pois, se o fizermos estamos a colocar em perigo as pessoas, que podem ser atacadas, e os animais que são frequentemente vítimas de acidentes de viação e doenças. Para além disso, informou-nos que abandonar animais é crime e pode dar pena de prisão. Explicou que devemos respeitar os animais, mesmo aqueles que são criados para nosso consumo, tratá-los com dignidade.
Também nos ensinou a saber agir em situações de perigo. Quando encontramos cães abandonados na rua, não devemos fazer movimentos bruscos ou correr, nem olhar fixamente para o animal. Devemos contactar a câmara municipal e não as associações que protegem os animais, pois estes podem ter doenças, e compete às autoridades procurar os donos destes animais.
Ficamos a saber que, apesar de ser ilegal, ainda há muitas pessoas que fazem armadilhas para caçar animais selvagens, javalis, corças, lobos, raposas, coelhos…e, ainda, porque é que os lobos estão a descer do monte e a andar pelas povoações à procura de alimento. O Dr. Ricardo explicou-nos como se podem evitar os ataques dos lobos aos rebanhos, os pastores podem usar os cães pastores, que enfrentam os lobos. Outra medida seria restituir à natureza as espécies que constituem o alimento do lobo.
Já em relação aos animais nos circos, todos concordamos que estes sofrem maus tratos e não têm condições dignas de vida, o que segundo o Dr. Ricardo demonstra uma evolução positiva nas novas gerações.
 Referiu-nos as funções do veterinário municipal que fiscaliza a carne nos matadouros e talhos da região, para a podermos consumir com toda a segurança.
Para além das palavras, adoramos de ver fotografias e vídeos do resgate de animais no nosso concelho, vimos também algumas técnicas para combater as vespas asiáticas. O Dr. Ricardo mostrou-nos um gato, que ele tratou, cuja mandíbula destruída, porque lhe tinham dado um tiro na boca, e pudemos ver chumbo na radiografia que ficou dento do animal. Também vimos um vídeo de um cão que tinha sofrido um traumatismo craniano, devido a um acidente, e ficou em coma, mas com os cuidados e tratamentos do veterinário foi recuperando o equilíbrio até andar.

Texto elaborado pelo 5º A




Sem comentários:

Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

SEMANA DA LEITURA NO AGRUPAMENTO 2024