terça-feira, 3 de maio de 2016

«Capitão de Abril» veio à nossa Biblioteca

Na sexta-feira, dia 29 de abril, no âmbito do Projeto «Visitar a História – Recuperar a Memória», esteve na nossa Biblioteca o coronel Rui Guimarães, um «Capitão de Abril» que veio partilhar com os alunos dos 6.º, 9.º e 12.º anos o seu saber e a sua experiência no que respeita à Guerra Colonial e à Revolução de 25 de Abril.

Rui Guimarães participou na Guerra Colonial, tendo cumprido três comissões em Angola e na Guiné. Em 25 de Abril de 1974, era capitão no Regimento de Infantaria n.º 8 de Braga, onde fora eleito representante dos militares da Região Militar do Norte nas reuniões preparatórias no Movimento das Forças Armadas.
Em duas sessões, dirigidas a públicos de diferentes faixas etárias, esclareceu os alunos sobre as razões que levaram o MFA a organizar a revolução e sobre a forma como esta decorreu. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de ver todas as suas questões respondidas por quem participou na organização e na concretização do processo revolucionário, enriquecendo e consolidando, assim, os conhecimentos adquiridos nas aulas de História e de História e Geografia de Portugal.

Durante esta semana, na nossa Biblioteca, ainda integrada no referido Projeto, estará também patente ao público escolar uma exposição sobre o Estado Novo, a Guerra Colonial e o 25 de Abril, que resulta de uma recolha de documentos históricos integralmente realizada pelos alunos do 9.º ano.

  










Sem comentários:

Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

SEMANA DA LEITURA NO AGRUPAMENTO 2024