terça-feira, 13 de março de 2012

Marinho Pinto e o estado da justiça


No dia 12 de março, o Agrupamento de escolas de Vila Nova de Cerveira, recebeu nas instalações da Biblioteca Escolar o Bastonário da Ordem dos Advogados, o Dr. Marinho Pinto. O convite surgiu no âmbito do projeto Dnescolas, em que um dos editoriais escritos pelos nossos alunos foi selecionado para a fase da entrevista.
No decorrer da entrevista, conduzida pelos alunos João Machado e Joel Mota, foram abordados pelo Dr. Marinho Pinto, temas como: o seu trabalho na Ordem dos Advogados, os seus anos de contestação ao fascismo, a morosidade da nossa justiça, a parcialidade do nosso sistema judicial, a pena de morte, a (in)compatibilidade do advogado-deputado, entre outros.
O nosso entrevistado esteve soberbo, respondendo a todas as questões como é seu timbre, colocando o dedo na ferida, quando foi preciso. Além disso, foi deixando ensinamentos aos alunos, que proferidos por um homem conhecido da comunicação social e reconhecido pela sua perspicácia, inteligência, justeza argumentativa e dom da palavra, provocaram nos nossos discentes um sentimento de admiração e respeito. Note-se que no decurso do evento o comportamento foi extraordinário, o que motivou uma pequena “graça” do Bastonário, em relação à atenção revelada pela plateia.
         É importante enaltecer o trabalho realizado pelos alunos João Machado, Joel Mota e Lionel Silva, na preparação de toda a atividade. O nosso agradecimento à câmara municipal, que mais uma vez se fez representar, no caso, pela vereadora Sandra Pontedeira, à Direção Executiva que ajudou nas questões burocráticas e logísticas, e ao docente Fernando Mota (responsável pela Biblioteca Escolar) e Dona Aida pelo arranjo do espaço, trabalho fotográfico e de vídeo.
 Prof. Carlos Carrilho

Sem comentários:

Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

SEMANA DA LEITURA NO AGRUPAMENTO 2024