domingo, 22 de janeiro de 2012

Parlamento Jovem reune nas instalações da Biblioteca Escolar

Clube dos Pensadores
 Sessão Escolar do Secundário
Parlamento Jovem
 Decorreu, no passado dia 13 de Janeiro, a Sessão Escolar do Secundário do Parlamento Jovem.
Na presente edição, um grupo de alunos do secundário, das turmas do 10ºA, 10ºB e 11ºA, reuniram-se para apresentar propostas que visem incentivar os cidadãos a participar na vida pública e cívica, dentro do tema: “redes sociais: participação e cidadania”.
Apesar de apenas haver uma lista a concorrer, os candidatos embrenharam-se em explicar aos seus colegas eleitores as razões das suas propostas, de modo a incentivá-los a participação nas eleições.
Na sessão escolar, para além das turmas convidadas a assistir ao debate, contámos com a presença de dois alunos que concluíram o ensino secundário no ano letivo anterior, José Maria Antunes e Marina Lopes, que lograram ganhar a sessão distrital deste projeto e que tão bem nos representaram na assembleia da república, prestigiando a nossa escola e o nosso concelho. Assim, com a sua experiência, foi possível promover um debate aceso entre os vários intervenientes, estimulando os atuais participantes na argumentação das suas propostas. 
Click to play this Smilebox slideshow
Como resultado, a nossa escola, ao nível do secundário propôs as seguintes medidas:
1.Criação de uma associação de jovens voluntários, a nível local, em parceria com outras entidades já constituídas, no sentido de permitir o acesso de todos à internet.
2.Possibilitar o modo de votação, em tempo de eleições, por via eletrónica.
3.Criação de um site/fórum onde possam ser debatidos e discutidos temas de interesse público, com personalidades da sociedade portuguesa, de modo a que este tenha o mais impacto possível.
Para apresentarem e defenderem as nossas medidas, foram eleitos os alunos José Miguel Teixeira, Mateus Pires e Ana Raquel Lopes.
Prof. Luiz Quarteu

Sem comentários:

Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

OS ALUNOS FORAM ÀS URNAS E VOTARAM NOS LIVROS + FIXES DESTE ANO - "

No passado dia 8 de março de 2024 os alunos da Escola Básica e Secundária foram às urnas para participarem na iniciativa da VISÃO Júnior que...