segunda-feira, 15 de março de 2010

Tertúlia Literária

Autodidacta, tocador de concertina, escritor de histórias, Diamantino Vale Costa esteve connosco, na biblioteca escolar, na semana da leitura, para nos falar de lendas e histórias de Cerveira.
O senhor Diamantino foi muito simpático, falou-nos da sua infância pobre, da importância que a leitura teve na sua vida e deixou-nos um magnífico provérbio indiano “ Um livro aberto é um cérebro que fala, um livro fechado é um amigo que espera, um livro destruído é uma alma que chora”.
Após as suas sábias palavras, fizemos-lhe algumas perguntas que ele respondeu com toda a amabilidade.
Alunos 6C: Quando começou a escrever?
Diamantino Costa: Comecei a escrever na escola primária, as minhas redacções do 10 de Junho(Dia de Camões e de Portugal) eram sempre escolhidas para serem lidas em voz alta na turma. Depois escrevi textos para o Cerveira Nova. Também escrevi histórias juvenis para o Primeiro de Janeiro. Mais tarde em 1080, publiquei o meu primeiro livro “Equinócios e Solstícios”, em edição de autor.
Alunos 6C: Onde se inspirou para escrever o conto “Zé da Borralha” ( Histórias Singelas do Alto Minho)?
Diamantino Costa: Inspirei-me num amigo, o Zé da Borralha, que me contou a sua vida , achei-a muito interessante e resolvi escrevê-la porque nos transmite um ensinamento e apela para valores, eu gosto de transmitir valores nas minhas histórias.
Alunos 6C: Que temas aborda, actualmente, na sua escrita.?
Diamantino Costa: Actualmente, faço investigação sobre as tradições e história de várias freguesias do nosso concelho. Consulto actas de assembleias municipais (antigas), e falo com as pessoas mais velhas que sabem muito sobre as tradições da sua terra.
O nosso encontro terminou já a manhã acabava, gostámos muito de conhecer um autor da nossa terra, de saber mais sobre a sua vida e de o escutar. Aprendemos a valorizar o património escrito e oral do nosso concelho.
Alunos do 6º C 

Sem comentários:

Boletim - 2ºSemestre-2020/2021

OS ALUNOS FORAM ÀS URNAS E VOTARAM NOS LIVROS + FIXES DESTE ANO - "

No passado dia 8 de março de 2024 os alunos da Escola Básica e Secundária foram às urnas para participarem na iniciativa da VISÃO Júnior que...